segunda-feira, março 29

Biomas Brasileiros


       O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Por isso, é importante conhecermos nossos ecossistemas para preservá-los, já que muitos estão ameaçados pela ação do homem.

Mas o que é ecossistema? 
O que é bioma?

     Os recursos naturais como água, sol, ar, minerais, fósseis, animais e vegetais são os responsáveis pela existência da vida no planeta e são considerados importantes elementos da ecologia.Todos os organismos, sejam eles vegetais ou animais, dependem de outros para sobreviverJuntos em um mesmo ambiente, formam o ecossistema daquele lugar, juntamente com outros fatores importantes como luz, umidade, tipo de solo, temperatura, etc.Dentro desses ecossistemas são formadas as teias de relações entre animais e plantas, em razão da dependência de uma espécie se alimentar através da outra.
    Bioma é um espaço geográfico caracterizado de acordo com o clima, a  vegetação, o solo e a altitude. A palavra bioma foi usada pela primeira vez por Frederic Clements  ( ecologista norte-americano) em 1940. Segundo ele a definição para bioma seria, " comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação."
Fonte: www.escolakids.com/ecologia-e-ecossistema      
 http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/

sexta-feira, março 26

Concurso de Desenho


Olá seguidores,

Precisamos de um logotipo para o Blog!
Escolhemos o calango, que é um réptil bem comum  do Cerrado.
Para participar é só criar um desenho de um calango de aproximadamente 15 cm x 15 cm numa folha branca, colocar seus dados ( nome,turma, idade e série) e entregar na próxima aula de Educação Ambiental.

Vai ter prêmio e podemos até fazer uma enquete para escolher o desenho que será a marca do Blog.


Participe!  

Enquanto isso, vejam o curta "Calango" produzido por alunos da Escola de Audiovisual  de Brasília, que ganhou vários prêmios e já teve mais 1 milhão de acessos no Youtube.

Calango! from OZI Escola de Audiovisual on Vimeo.

quarta-feira, março 24

Os Seres Humanos e o Impacto Ambiental


   Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.
    Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente. 
   Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas: 
Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público. 
Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso. 
Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários. 

Classificação dos resíduos
Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis. 
Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo. 
Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente. 
Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza. 
Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana. 
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

sábado, março 20

Dia Mundia da Água será comemorado nesse domingo


         A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.


Dia da água em Brasília

     Uma série de eventos marcará a comemoração do Dia Mundial da Água, neste domingo (21/3). A partir das 8h, no Parque da Cidade, acontecerá a copa mirim de futebol, corrida e apresentações culturais durante todo o dia. A Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa/DF) e a Agência Nacional de Águas (ANA) são responsáveis pelo evento.  
    As apresentações serão realizadas nos palcos e barracas montadas ao redor da quadra poliesportiva no estacionamento 7 do Parque. As crianças poderão aprender um pouco mais sobre a dengue e a correta utilização da água com peças teatrais e representação de fantoches. Para os mais velhos, terá ainda street dance, capoeira, banda musical e coral do UniCeub. Os realizadores do evento esperam a presença de três mil pessoas.

Autor: www.correiobraziliense.com.br

quinta-feira, março 18

Melhor foto da Terra

Colagem de imagens de satélite gera a melhor foto da Terra já produzida




A imagem acima é a mais detalhada e possui cores reais. Usando uma coleção de registros captados por satélite, cientistas e profissionais em imagens fundiram meses de observações da superfície terrestre, oceanos, gelo marítimo e nuvens em um mosaico do planeta.


Clique na imagem e veja!


Autor: g1.globo.com/Noticias/Ciencia

A formação da Terra em 3 minutos.

quarta-feira, março 17

Ambiente Natural e Ambiente modificado




   O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.Como precisava de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações dos alimentos, e manter condições de sobrevivência.
     Dessa forma, as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas regiões fizeram com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, igrejas, locais para diversão, escolas, etc.
     Para que isso fosse possível, o homem teve que modificar o ambiente natural. assim, parte da natureza foi destruída para abrir espaço para as construções.Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e as cidades, e sempre prejudicando e destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la.
      Podemos considerar como recursos naturais o solo, a água, as plantas, os animais, o ar, a luz e o calor, que compõem a formação de determinado lugar.
    O crescimento populacional do mundo fez com que grande quantidade da natureza fosse destruída e isso acarretou em grandes problemas à vida do homem.
    Portanto, é melhor preservar a paisagem natural do que destruí-la, pois os ambientes modificados têm causado sérios problemas por sua alteração, e só prejudicam a qualidade de nossas vidas.
 

Autora: Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids




terça-feira, março 16

ECOLOGIA


A palavra ECOLOGIA vem do grego e significa:
oikos = casa, moradia + logos = estudo

      Podemos então dizer que a ecologia é a ciência que  estuda as relações entre os seres vivos e o lugar onde eles vivem (habitat) e em conseqüência, as influências que uns causam aos outros. No entanto, a preocupação com o meio natural só veio a se desenvolver a partir da década de 1960 com a crescente devastação ambiental que começava a ser observada pelos cientistas.
     A intervenção do homem no meio ambiente ao longo da história foi sempre no sentido de agredir e destruir o equilíbrio ecológico. A ação das queimadas, por exemplo provoca o desequilíbrio da fauna e da flora, além de modificar o clima. Várias espécies de animais foram extintas ou se encontram em risco de  extinção em decorrência das atividades do homem.




Vamos adotar uma postura ecológica no nosso dia a dia?

Sugestões:
- Economizar água e energia elétrica;
- Não jogar papel ou objetos no chão em locais públicos;
- Procurar comprar produtos de indústrias que sejam ecologicamente responsáveis;
- Separar o lixo orgânico do reciclável;
- Não desperdiçar papéis e dar preferência aos reciclados;
- Evitar o consumo desnecessário;
- Procurar andar a pé ou de bicicleta;


sábado, março 13

Vamos reciclar!



     A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. O motivo é simples de entender. Nos dias de hoje, quem vive em áreas urbanas produz, em média, 1 quilo de lixo por ano. Aí se incluem materiais que são tirados da natureza, como papéis, plástico, vidro e alumínio, e que podem muito bem ser reaproveitados - em vez de serem simplesmente jogados em aterros sanitários e se transformar em poluição. 
    Para contribuir nesse sentido, preparamos um guia para você não perder mais tempo e começar a reciclar já! 
· Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono. 

· Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo é composto de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados. 

·
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.


·
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.

Reportagem enviada pela Júlia - 6ª C

Fonte: mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/meio-ambiente
Imagem: www.vick.com.br

terça-feira, março 9

Hora do Planeta









No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!


Fonte: www.horadoplaneta.org.br

sexta-feira, março 5

Camisa da Seleção Brasileira feita de garrafas PET


Ontem em Londres, foi apresentada pela Nike a nova camisa da Seleção Brasileira, a que será usada na estreia da Copa da África do Sul.
A novidade é que a camisa da seleção é ecologicamente correta, feita com garrafas PET além do tecido comum. Cada camisa foi produzida a partir de nove garrafas retiradas do meio-ambiente.
A camisa tem a tradicional cor amarela com detalhes verdes nas mangas, e é mais leve que as edições anteriores.
A NIKE lançar uma linha ecológica em tempos de Copa do Mundo, pode ser um ótimo foco, para os tecidos sustentáveis.
Fonte: http://www.ecotece.org.br/blog

terça-feira, março 2



Atenção! Atenção!

O aluno mais participativo no blog até dia 15 de março, vai ganhar o livro "Meio Ambiente Cidade-nossa casa".

1,2,3 valendo!

:D

Prof. Lu

Mais de 87 toneladas de peixes mortos são retiradas da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.



As causas da morte dos peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, devem ser desvendadas até sexta-feira, quando deve sair o resultado do laudo de análise da água coletada no local. A promotoria do Meio Ambiente avisou que vai notificar o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Cedae e a Rio-Águas para dar explicações sobre o caso. Moradores teriam informado que as comportas do canal que faz a renovação da água da lagoa com água do mar estariam fechadas o que pode ter ocasionado a falta de oxigenação.


Fonte: www.globo.com