quarta-feira, outubro 13

Sacolas retornáveis


A utilização de sua própria sacola para compras pode contribuir para a diminuição do descarte de mais de 1 bilhão de sacolas plásticas por mês no Brasil.
Assim, poderemos ajudar o mundo a reduzir a poluição gerada por essa enorme quantidade de plástico produzida e descartada todos os dias, e que representa centenas de anos na natureza para decomposição!
Dê preferência às sacolas biodegradáveis e retornáveis, práticas e de fácil manutenção.

Uma nova consciência nasce de novas atitudes.

Passe a diante essa idéia.

terça-feira, outubro 5

sacolas plásticas

Recicle suas ideias sobre as 
sacolas plásticas

Os sacos plásticos apesar de úteis, causam uma tremenda poluição ao meio ambiente. Isso porque eles são  difícies de serem degradados, podendo levar cerca de 400 anos para desaparecer completamente.

     Mas o maior problema é o destino final que damos a esses saquinhos plásticos. Eles sempre acabam nos aterros sanitários ou nos rios e oceanos quando o esgoto é jogado sem tratamento.

Nos aterros sanitários e mesmo lixões à céu aberto, os sacos plásticos dificultam e impedem a decomposição de materiais orgânicos e/ou biodegradáveis. Além disso, comprometem a capacidade do aterro, deixam o terreno muito impermeável e instável para uma boa adequação dos resíduos.

     Já no mar, o saco plástico além de poluir visualmente, e diminuir a qualidade da água, provoca asfixias em animais marinhos. Baleias, tartarugas e golfinhos podem confundir algas e águas-vivas com os sacos plásticos e acabarem sufocadas, o que as leva à morte. O caso mais dramático ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico  no estômago. 



Problemas Ambientais


- sacos plásticos ajudam a entupir bueiros o que provoca inundações nas cidades;
- sacos plásticos vão parar em rios, lagos e oceanos, o que provoca mortes por inanição de animais aquáticos;
sacos plásticos aumentam o volume total do lixo que vai parar nos aterros e lixões, diminuindo a vida útil destes. Além disso, sua propriedade impermeabilizante atrapalha a decomposição dos resíduos;
- sacos plásticos podem levar mais de 400 anos para sumir totalmente da natureza (quando nossos tataranetos nascerem eles ainda vão estar presentes na natureza);
- sacos plásticos são feitos a partir do petróleo – um combustível não renovável – e poluente;
- sacos plásticos são muito leves, e podem sair voando por aí, e causar outros tipos de poluição;



tv016.gif (8229 bytes)
Quem dispensa a sacola plástica pode usar caixas preferenciais numa rede de supermercados. Segundo o diretor do Instituto Nacional do Plástico, foram economizadas cerca de 3,9 bilhões de sacolinhas. 

Veja reportagem do Jornal Nacional: Clique aqui!







domingo, outubro 3

Democracia

Democracia na língua da meninada

      Há muitos e muitos anos, nasceram duas crianças. Uma recebeu o nome de Demo. A outra se chamou Cracia. Ambas eram Gregas. Na língua delas, os dois nomes têm um significado. Demo quer dizer povo. Cracia, governo. O tempo passou. Um dia, Demo encontrou Cracia. Eles sorriram um para o outro. Conversaram. Paqueraram. E não deu outra. Casaram-se. Juntos, viraram o casal Democracia.
      Eles tiveram muitos filhos. Os filhos lhes deram um montão de netos. Os netos os presentearam com uma infinidade de bisnetos. A família ficou enorme. Quando todos estavam reunidos, podiam encher a catedral. O clã tinha um jeito especial de viver. Em casa, ninguém brigava. Os sabidos faziam eleição para tudo. A sobremesa seria pudim ou sorvete? Todos votavam. Ganhava a maioria. A meninada ia à piscina ou ao parque? O voto decidia.
     A moda pegou. Muitos países copiaram o exemplo. Se alguém quer ser senador, deputado, vereador, prefeito, governador ou presidente, tem de participar da eleição. O povo vota. Ganha quem tiver a preferência de mais gente. É a democracia - o governo do povão. Viva!

Dad Squarisi.


Fonte: Jornal Correio Braziliense em 03/04/10