terça-feira, abril 26

O que é lixo?

O que é lixo?


      Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
   Infelizmente a cultura do desperdício ainda é bastante presente em nosso povo. A situação econômica do Brasil melhorou de 10 anos para cá, resultando em aumento da demanda/procura tanto de bens de consumo (alimentos, bebidas, combustíveis etc.) quanto de bens duráveis (eletrodomésticos, carros, móveis etc.). A produção teve que acompanhar este crescimento e para isso foi preciso aumentar a extração de matéria-prima e o consumo de energia. Pesquisando na internet verifiquei que a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes. 

O que fazer para reduzir esse volume?

Tempo de decomposição do lixo


quarta-feira, abril 20

Camelôs vendem chaveiros com animais vivos na China

Camelôs vendem chaveiros com 
animais vivos na China

    Camelôs vendem chaveiros com animais vivos, como salamandras, tartarugas e peixes, em Pequim, na China.
   Os animais são colocados em uma embalagem plástica contendo água colorida. Os vendedores alegam que o líquido em que os animais ficam tem nutrientes e oxigênio.Cada chaveiro é vendido por 10 yuan (cerca de US$ 1,50).

Fonte: Folha.Bichos

domingo, abril 17

Polícia encontra iguana que seria entregue pelo correio em SP

Polícia encontra iguana que seria entregue pelo correio em SP

    Uma iguana foi apreendida pela Polícia Ambiental dentro de uma agência dos Correios, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. O animal de 15 centímetros estava dentro de uma caixa remetida de Currais Novos, no Rio Grande do Norte,  e percorreu uma viagem de 2,7 mil quilômetros.

    A presença do animal só foi detectada quando a encomenda chegou à cidade, assim que passou pelo equipamento de raios-X dos correios.
   O destinatário negou ter comprado o bicho. Mesmo assim foi autuado em R$ 1,5 mil e deve responder processo por crime ambiental. A polícia vai investigar se outros animais também estariam sendo enviados para outras regiões do país. A iguana será devolvida à natureza.
Fonte:G1

sábado, abril 16

Corações invadem a fotografia

Corações invadem a fotografia

A técnica bokeh destaca os pontos luminosos sem foco de uma imagem e dá a estes elementos o formato de coração


Sabe aquelas fotos que têm uns círculos borrados no canto ou alguns pontos de luz em desfoque? Trata-se do bokeh: uma técnica de fotografia que produz elementos luminosos completamente sem foco na imagem. A palavra vem de blur, que em linguagem fotográfica corresponde exatamente à área da imagem que parece nebulosa, sem detalhes.
Muito usado para fotos mais conceituais, o bokeh costuma ter forma indefinida - na verdade, definida pela imagem - mas há especialistas adotando uma maneira muito simples de delinear contornos reconhecíveis nessas imagens. E você também pode tentar!
A técnica é super fácil. Basta cortar uma cartolina preta no formato da lente da sua câmera, fazer o formato que você quiser vazado no centro do círculo e colar o recorte em um filtro que possa ser adaptado ao seu equipamento.

Nas fotos, o formato escolhido foi de coração, mas nada impede você de fazer estrelas,nuvensbolinhas ou qualquer outra coisa que vier à cabeça.
Fonte: Criativa

fu

sexta-feira, abril 8

Estudo prevê fim das geleiras de verão no Ártico em 2016

Estudo prevê fim das geleiras de 
verão no Ártico em 2016

     
     Desde um derretimento particularmente expressivo ocorrido em 2007, uma grande proporção do Ártico tem sido coberta por uma camada de gelo fino, que é formada durante uma única estação e é mais vulnerável a mudanças sutis de temperatura do que o gelo grosso. O derretimento drástico de 2007 foi o maior já registrado pelos satélites, ainda que nos anos seguintes a perda de gelo foi inferior à média de longo prazo. Alguns pesquisadores, porém, acreditam que o derretimento de 2010 se tornou tão marcante quanto o de 2007, já que as condições climáticas no ano passado estavam mais favoráveis à durabilidade do gelo.
Foto de satélite mostra placa de gelo flutuante Brunt, na Antártida, vista de cima


    Cientistas que haviam previsto o derretimento das geleiras durante os verões no Ártico em 2013 passaram a projetar essa ocorrência para daqui a mais alguns anos, ainda nesta década, provavelmente em 2016, com margem de erro de três anos para mais ou para menos.
Leia mais...

sexta-feira, abril 1

Crianças recebem visita de 'Tiranossauro bebê' em escola australiana

Crianças recebem visita de 'Tiranossauro bebê' em escola australiana

    Já pensou estar tranquilo na sua escola e, de repente, perceber que um tiranossauro rex invadiu o lugar? Alunos de uma escola na Austrália também nunca tinham imaginado a cena, mas foram surpreendidos quando estavam reunidos ouvindo sobre o espetáculo "Walking with dinosaurs" ("Andando com dinossauros", em português).
     É claro que tudo era uma grande brincadeira, com bonecos mecânicos que imitam os enormes animais jurássicos. Mesmo assim, muitos dos 350 estudantes que ficaram cara a cara com o falso filhote de tiranossauro levaram um susto e tanto. Assista abaixo ao vídeo da BBC que mostra o momento da visitinha surpresa.
Assista:

Fonte:Uol