quinta-feira, agosto 25

Circuito de Ciências

Olá pessoal,

     O Circuito de Ciências foi um sucesso! O Ced 03 participou  com quatros stands e foram divulgados os trabalhos da professora Eliane( matutino-química), do professor Marcos ( matutino- química) e da professora Lucilene ( vespertino- Ed.Ambiental).
   No stand de Educação Ambiental tivemos a participação dos alunos: Marina  da 6ª E , Gabriel, Pedro Henrique, Valbert, Viviane e Marina da 6ª B,  Rafael e Víctor da 5 ª B. Os alunos divulgaram o blog e recolheram assinaturas para o Movimento SOS Ribeirão.

Valeu pessoal, a participação de vocês foi muito importante!

Confira as fotos:



Circuito


Estamos no Circuito de Ciências! Tá on? Deixe um recadinho!

terça-feira, agosto 23

Circuito de Ciências

Atenção pessoal!

   Na próxima quinta-feira o Ced 03 vai participar do Circuito de Ciências.  Nós estaremos lá para divulgar o blog e a sua participação  é muito importante. 
   No dia, também vamos recolher assinaturas para o Projeto SOS Ribeirão. 
Dia 25 de agosto
9 horas 
Local: Ginásio de Esportes

Visita à Estação Ecológica de Águas Emendadas 2011


Visita à Estação Ecológica 
de Águas Emendadas
18 de agosto

Trilha monitorada na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Confira as fotos!


Para saber mais sobre Águas Emendadas, visite os sites abaixo:

segunda-feira, agosto 22

Ribeirão Sobradinho



Ribeirão Sobradinho
Darthangnan Gomes Paixão é morador do conjunto E-1 da quadra 01 de Sobradinho, desde que nasceu em 1969. Na época, sua casa ficava de frente para a mata e não existia a rua em que moro. (hoje, última rua).
Ele contou que a mata era muito mais cheia, bonita e com muitos bichos, macaquinhos, sapos e vários outros. O córrego também era muito fundo, grande, e com a água tão cristalina que dava para ver os peixinhos. As pessoas o usavam para lavar roupas, carros, tomar banho, irrigar as plantações das chácaras, pescar e as crianças gostavam de brincar em suas águas geladas (por isso, o nome “geladeira”).
Mas, ele conta também, há mais ou menos 25 anos, o córrego já era maltratado, pois o esgoto do hospital e de muitos outros lugares de Sobradinho era despejado nele e hoje, ele diminuiu de tamanho e não se vê mais bichinhos na mata próxima a ele.
ENTREVISTA DE MARINA DE CASTRO 6ª “E”

quinta-feira, agosto 18

Tião Santos em Brasília


Tião Santos realizará a abertura do “Dia da Escola” em Brasília.


     Dia 19 de agosto no CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-Escola Cenecista de Brasília, haverá a abertura do “Dia da Escola”, ação promovida pelo Limpa Brasil para causar mobilização e educação ambiental com foco na redução , reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos junto as escolas do Distrito Federal.O evento será marcado pela palestra do catador Tião Santos, protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar de melhor documentário no ano de 2011.Sebastião Carlos dos Santos, 32 anos, natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, é presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho e coordenador de logística do Movimento Limpa Brasil Lets do it. 
         Tião tem um jeito natural de líder que não só o colocou nessa posição, como também lhe garantiu um papel de destaque no filme que concorreu ao Oscar este ano.Devido a sua atuação e a essa indicação, Tião ficou famoso. E usa sabiamente essa fama para ajudar a valorizar o trabalho dos catadores que, hoje, devem ser cerca de 5 MILHÕES, em todo Brasil, segundo o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, do qual também faz parte.

      A palestra será dirigida a pais e alunos do ensino infantil e primeiras séries do ensino fundamental.
Dia: 19 de Agosto de 2011 às 8hs.Local: Auditório da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-Escola Cenecista de Brasília – CNEC
SGAN 608 Tel.: 61 3272-3233

Limpa Brasil - Brasília 21 de agosto


     Cada pessoa em Brasília produz em média 1,67kg de lixo por dia, totalizando mais de 4 mil toneladas. E ainda tem muita gente que não se preocupa e continua jogando lixo fora do lixo, poluindo a cidade e prejudicando a qualidade de vida da população. 


       O movimento Limpa Brasil Let's do it! veio para mostrar que os cidadãos, unidos, podem fazer grandes coisas, e acabar com o descaso em relação ao lixo. É hora de assumirmos nossa responsabilidade com os resíduos que produzimos. 
Faça parte da mudança! 
Entre no site e cadastre-se como voluntário: 

segunda-feira, agosto 15

Umidade do ar chega a 10%

Umidade do ar registrada em Brasília chega a 10% 
e iguala-se a do deserto do Saara

    A medição da umidade relativa do ar no Distrito Federal chegou a meros 10% por volta das 14h desta segunda-feira (15), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia, ligado ao Ministério da Agricultura). O nível alarmante igualou os recordes de 2002 e 2004, os mais baixos desde o início da medição, em 1961. Como dado de comparação, o deserto do Saara, na África, registra índices entre 10% e 15%.
   A secura em Brasília, que costuma ter auge em setembro, tem a contribuição da falta de chuvas na região –já são mais de dois meses sem precipitações. O tempo seco também favorece as queimadas na região.
    Nesta tarde, a temperatura está acima de 26ºC na capital federal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Com o tempo seco, a poluição aumenta favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O Inmet afirma que o corpo humano necessita de, ao menos, umidade acima de 65% em uma temperatura de 24 ºC.
Fonte: Uol Notícias


                                                                           raindrpb.gif (4181 bytes)
Quando for para a escola, não esqueça de levar sua garrafinha de água!

Podem ser o menor do mundo

Podem ser o menor do mundo
        O animal chamado "Reillo", que era do tamanho de um dedo humano e foi abandonado pelos pais ao nascer, pertence ao zoológico dos estados unidos "Reillo" foi cuidado pela tratadora Sarah Jurgen, de 26 anos. Ele está sendo alimentado com alimentos próprios para a espécie.


Matéria : Pedro Henrique de Jesus 6ªB/ fotos: jacob hannah/barcroft Usa

sexta-feira, agosto 12

Gincana 2011.Vídeo e fotos

Olá pessoal,
A Gincana do Ced 03 2011 foi um sucesso. Parabéns a todos pela participação e confesso que fiquei impressionada com algumas apresentações.smile_LOL
Esse aqui é o da 6ª E e foi inspirado no vídeo de Bruno Mars ( The Lazy Song). Comecei a postar alguns vídeos que não mostram muito o rostinho de vocês. Se acaso o da sua turma não estiver no nosso Canal do Youtube, deixe aqui o seu nome, turma e e-mail que enviarei pra você. 
Bjs a todos.
Prof. Lu


Desfile das roupas com material reciclável
Confira alguns modelos






Tráfico de Animais Silvestres

Tráfico de Animais Silvestres

   O animal silvestre, diferente do animal doméstico, é aquele que vive distante do ser humano e em seu habitat natural, assim como ocorre com a fauna presente nas florestas nativas. Animais como papagaio, arara e o jabuti são espécies silvestres.
Segundo a Lei 5.197/67, a fauna silvestre é referida como:
“Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento que vivem naturalmente fora do cativeiro”.
Na Lei 9.605/98, no artigo 29, parágrafo 3, “são espécimes da fauna silvestre todos aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham todo ou parte de seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do território brasileiro, ou em águas jurisdicionais brasileiras”.
   Essas espécies sofrem com as investidas do tráfico de animais silvestres, uma prática de comércio ilegal que comercializa essas espécies no Brasil e, principalmente, no mercado estrangeiro. Em todo o mundo, estima-se que o tráfico de animais silvestres movimente mais de 10 bilhões de dólares, perdendo somente para o tráfico de drogas e de armas.
   No Brasil, o tráfico de animais é a terceira maior atividade criminosa, movimentando aproximadamente cerca de 1,5 bilhões de dólares ao ano, e o no nosso país significa entre 10 e 15 % de todo o comércio mundial. O tráfico ameaça as espécies, sobretudo, que já se encontram em nível de ameaça de extinção.
   Cada animal é importante na manutenção de um determinado ecossistema e ajudam na manutenção do equilíbrio da natureza, por fazerem parte do extenso equilíbrio ecológico. A conscientização contra o tráfico tem sido realizado pelo poder público, pelas instituições estatais, privadas e do terceiro setor.
Há o entendimento que a diminuição do tráfico interno, reduz a prática da exportação ilegal desses animais para o exterior, considerando os traficantes de animais verdadeiros intermediários do comércio ilegal aos traficantes receptores em outros países.
   A principal rota do tráfico no Brasil se concentra nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde há redes organizadas e instruídas para burlar o sistema de fiscalização implantado nas rodovias e em aeroportos.  No Brasil, essas espécies são compradas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
   Os traficantes costumam transportar as espécies por meio de caminhões, ônibus e carros particulares. Na maioria das vezes, os animais são maltratados viajando em péssimas condições, sem alimentação, hidratação e sem ventilação. Num grupo de 10 espécies capturadas, em média, nove morrem antes de completarem a rota.


Fontes: 
http://www.natureba.com.br/trafico-animais-silvestres.htm 
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/animais_silvestres/ 
http://www.pea.org.br/crueldade/trafico/index.htm

quarta-feira, agosto 10

Gincana 2011


Gincana 2011
É amanhã!
Quem vai ganhar?


Esperamos vocês a partir das 13 horas.Não esqueça de ir vestido com a cor da sua turma!