sexta-feira, setembro 30

Halo enfeita o sol em Brasília

Halo enfeita o sol em Brasília

   O fenômeno óptico halo no céu da capital federal chamou atenção da população nesta sexta-feira. Um anel colorido se formou ao redor do sol. Segundo o professor de física da Universidade de Brasília (UnB) José Leonardo Ferreira, o fenômeno não é inusitado, depende das condições atmosféricas favoráveis.
- O posicionamento do sol, juntamente com a atmosfera funcionando como uma lente e as gotículas de água na troposfera (camada inferior da atmosfera) são os principais fatores - explica o professor.
   O fenômeno tem duração variável. Ele se forma quando os raios do sol são refletidos pelos cristais de gelo que estão suspensos no ar. Dependendo do tipo de nuvem, é possível ver um arco-íris redondo em volta do sol.
     Fonte: YahooNotícias

segunda-feira, setembro 26




27/09 - Ciências, Português e Inglês
28/09 - Matemática, Arte e Educação Física
30/09 - História, Geografia e Geometria


sexta-feira, setembro 23

Jazz for Cows

Moving Planet


   No dia 24 de setembro, pessoas do mundo inteiro se reunirão e ocuparão as ruas onde quer que estejam para ir além dos combustíveis fósseis e em direção a bicicletas, transporte público eficiente, energia eólica e energia solar mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser prioridades permanentes nas agendas dos líderes mundiais.

Beat It - Michael Jackson

quinta-feira, setembro 22

Feira de Ciências 2011

SmileyOlá pessoal,
   A Feira de Ciências do Ced 03 foi um sucesso. Achei muito bacana ver meus ex-alunos de Educação Ambiental desenvolvendo projetos nas oitavas séries e no  Ensino Médio. Boa parte dos trabalhos eram sobre reciclagem, coleta seletiva, fontes de energias não-poluidoras ( energia eólica e mecânica), animais em extinção,  entre outros. Vimos também alguns trabalhos sobre violência no trânsito, uso de anabolizantes e ervas medicinais. Smiley
Confira as fotos! 

Dobraduras de animais em extinção- Prof. Andréia (Ciências)






Revista Barroca - Artes - Prof. Rosiene







Forno Solar







Para ver mais adicione o blog no facebook.
Smiley

Compartilhe! \/

quarta-feira, setembro 21

Animais em extinção


Animais em extinção


Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome popular: Arara-azul-grande

Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus

Distribuição geográfica: Centro-oeste, sul do Norte e Nordeste do Brasil.

Habitat: Buritizais, matas ciliares e cerrados adjacentes.

Hábitos alimentares: Sementes de acurí e bocaiúva.

Reprodução: Período de incubação de 28 a 30 dias, botando de 1 a 3 ovos de agosto a janeiro.

Período de vida: Em cativeiro aproximadamente 60 anos.

Situação atual: Ameaçada de extinção



Jaguatirica


Jaguatirica Este felino de médio porte é predominantemente noturno, possuindo coloração amarelada com numerosas manchas negras arredondadas pelo corpo, que formam anéis somente na cauda. Pesa até 15 Kg e sua altura é de aproximadamente 50 cm.

Habita florestas úmidas e campos, ocorrendo em quase todo o Brasil e América Meridional.




Nome vulgar: JAGUATIRICA

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Família: Felidae

Nome científico: Felis pardalis

Nome inglês: Ocelot

Distribuição: Arizona, Texas, até o norte da Argentina

Habitat: Florestas úmidas e campos

Hábito: Noturno

Comportamento: Solitário, em pares ou pequenos grupos

Longevidade: 20 anos

Época reprodutiva: Normalmente, no inverno

Gestação: 70 dias

Desmame: 6 a 8 meses

Nº de filhotes: 2 a 4

Peso adulto: 11,3 a 15,8 Kg

Alimentação na natureza: Roedores, aves, peixes, ofídios e marsupiais

Alimentação em cativeiro: Carne, frango e cobaias

Causas da extinção: Caça e destruição do habitat



Zebra

As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.

Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

As zebras são herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens.




Nome comum: zebra de grant
Nome em inglês: Zebra
Nome ciêntifico: Equus burchelli
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Comprimento: 2,4 m
Altura do quarto dianteiro: 1,5 m
Peso: 250 a 320 kg
Vida média: 20 a 30 anos


Orangotango

Características

Segundo maior primata, o orangotango ocupa duas ilhas da Indonésia: Sumatra e Bornéu.

Os orangotangos de Sumatra raramente descem ao solo. O motivo é a presença de tigres. Isso reduz a quantidade disponível de alimentos ao animal, por isso o seu tamanho é pequeno, cerca de 1, 5 metro. Já o Bornéu não se preocupa com tigres e a disponibilidade de alimentos é grande, proporcionando-lhe um corpo de 1,85 metros em média.

O corpo deste animal está totalmente adaptado para a locomoção no ambiente arborícola: As mãos não diferem muito da nossas, porém os braços são extremamente fortes e musculosos o bastante para sustentar o pesado corpo (cerca de 65kg para as fêmeas e 144kg para machos) a cinquenta metros acima do solo. Os pés são como pseudo mãos fortes para agarrar galhos.


Orangotango



Nome cientifíco: Pongo pygmaeus.

Nome em inglês: Orangutan.

Ordem: Primates.

Família: Pongidae.

Habitat: Florestas.

Distribuição geográfica: Ilhas de Sumatra e Bornéo.

Gestação: 227 a 275 dias.

Número de filhotes: 01.

Alimentação: Basicamente frutas, e também folhas, ovos, sementes e pássaros jovens.

Curiosidades: Podem viver em árvores de 150m de altura.


Urso Panda

panda-gigante


Urso Panda

Mamíferos Família: Ursídeos
Ordem: Carnívoros
Tamanho: 1,5 m de altura
Peso: Aproximadamente 100 kg

Distribuição

Exclusivamente na China. Habita bosques de bambu. É uma espécie ameaçada de extinção, pois sua sobrevivência depende da conservação das florestas que, devido o avanço da agricultura, vem tirando cada vez mais o seu espaço.

Comportamento

Solitário, é de hábitos noturnos e crepusculares. Possui glândulas odoríferas sob a cauda, que utiliza para marcar o caminho. Não hiberna no período frio e pode descer a regiões de até 800m de altitude.

Alimentação

Vive nos bosques das montanhas que tenham concentrações de bambu, entre os 2.700 e 3.900 m de altitude. Com o seu "sexto dedo", pode agarrar talos de bambu, alimentando-se dos brotos e raízes. Também come outras plantas e, ocasionalmente, captura peixes e pequenos roedores. Come durante 10 ou 12 horas diárias ingerindo de 10 a 15 kg de bambu.

Reprodução

O acasalamento ocorre de março a maio. Neste período a fêmea só fica receptiva de 1 à 5 dias. Durante os 100 à 160 dias de gravidez nasce apenas um filhote, raramente dois, entre os meses de agosto e setembro. Com um ano e meio de idade, abandona a mãe. Atinge a maturidade sexual entre os 5 e 6 anos.


Leopardo

Características

Leopardo


Leopardo ou pantera, nome comum de um dos maiores membros da família dos Felídeos. Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope. Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.

Pantera Negra

Leopardo


A pantera negra (Panthera pardus melas) vive nas selvas quentes da Malásia, Sumatra e Assa, e na Etiópia. Existe a pantera negra cujo pêlo, inteiramente preto, é muito apreciado. Essas panteras (ou leopardo negro) são os leopardos melânicos, que sofreram melanismo (fenômeno oposto ao albinismo), e são relativamente comuns em regiões florestais.

Habitat

Os leopardos são os "grandes gatos", muito ágeis, como o leão (Panthera leo), o tigre (Panthera tigris) e a onça (Panthera onca). Habita quase toda a África (mais ao sul do Saara) e também a Ásia (do Irã à Manchúria) e nas Américas. Ocupa uma grande variedade de habitats e são de hábitos noturnos.

Parentesco

Na Índia, há muitas histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada, o leopardo espalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado. Mas o leopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo da onça-pintada, tanto que as únicas diferenças são que o leopardo tem um porte um pouco menor e apresenta pintas formadas por manchas circulares muito próximas. Na onça, ocorrem círculos com pontos dentro.

Gestação e filhote

O tempo de gestação é de 90 a 105 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. O filhote do leopardo têm o pêlo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.

Ágil e elástico

O leopardo salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa, em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais ou evitar a cobiça de predadores como o leão e a hiena, seus principais concorrentes.

Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre sua vítima. Ataca mamíferos, com exceção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere áreas cobertas de arbustos.

Classificação

Reino: Animal
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívora
Família: Felinos
Género: Panthera




Fonte

segunda-feira, setembro 19

Alunos do Ced 03 serão premiados

Alunos do Ced 03 serão premiados
Clique na imagem para ampliar.

Atenção pessoal!
    No mês de agosto os alunos de Educação Ambiental do turno matutino ( prof. Marcos) visitaram a Exposição Vik Muniz 3D ( autor do documentário Lixo Extraordinário) lá no Espaço Ecco e ao final da visita produziram um trabalho artístico.
   A boa notícia é que entre os 5.ooo trabalhos produzidos, 5 alunos do Ced 03 tiveram seus trabalhos escolhidos! Foram selecionados 51 de cada uma das técnicas escolhidas: pintura, desenho, texto e colagem.
  Haverá solenidade de premiação com entrega de certificado e catálogos, que acontecerá quarta-feira, dia 21 de setembro , às 17h00, no ECCO.

Parabéns aos alunos!
O trabalho da aluna Leiliane Gomes foi divulgado no folder:
Premiados: 
Jhonatas Freitas de Sousa
Vinicius Amorim Nascimento
Leiliane da Rocha Gomes
Rayssa Hosth
Lourrany da Silva Bastos


Compartilhe a notícia no Facebook!

domingo, setembro 18

Pele pode virar interface eletrônica

Pele pode virar interface eletrônica


    Um projeto desenvolvido na Universidade de Carnegie Mellon em conjunto com a Microsoft Research pode transformar seu braço (ou qualquer outra parte do corpo) em uma tela de exibição que pode ser acionado por toque.Segundo o projeto, usando um equipamento no braço – semelhante a uma braçadeira – a pessoa conseguiria exibir, na própria pele, informações que podem ser acionadas por touchscreen.
       A braçadeira possui um sensor acústico que consegue identificar qual parte do seu corpo está sendo tocada, por meio da diferença da densidade dos tecidos e também de dados biométricos.Com essa leitura, o equipamento consegue reconhecer o comando que você executou. 
       Em seguida, é feita a transmissão do sinal. Se você discou, por exemplo, um número de telefone, a informação é passada ao seu telefone que, então, realiza a chamada.A tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas poderá ser a precursora de novos softwares, que podem se adaptar às superfícies que o usuário escolher.

quarta-feira, setembro 14

Incêndio em Águas Emendadas

Incêndio em Águas Emendadas 
Foto: Evando F. Lopes

Olá pessoal,
Essa semana fomos surpreendidos com a notícia sobre o incêndio na Estação Ecológica de Águas Emendadas. Nós visitamos a Estação há pouco tempo e é  triste ouvirmos  essa notícia. O Evando Lopes  ( aquele rapaz que fotografava a turma no dia do passeio) escreveu um texto bem interessante sobre os fatores que causaram o incêndio. Leiam o texto e coloquem a opinião sobre o assunto.  É bem interessante....

Para ler o texto, clique aqui!

Calvin

terça-feira, setembro 13

Seca em Brasília

            Seca em Brasília
     A capital do País, Brasília, amanheceu hoje tomada por forte fumaça causada por grandes incêndios, principalmente, em três regiões da cidade: Base Aérea, Jardim Botânico e Floresta Nacional. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 500 militares, 17 viaturas e 2 helicópteros foram escalados para conter o fogo, causado pela baixa umidade do ar que é verificada no Distrito Federal nos últimos meses.
     O Corpo de Bombeiros considera os incêndios "de grande proporção". Segundo a corporação, desde ontem, pelo menos 45 focos de incêndio foram identificados no DF. Ainda não há uma estimativa do tamanho da área atingida pelos focos. A informação, segundo os bombeiros, deverá ser confirmada no final do dia. Até as 11 horas, o fogo ainda não havia sido controlado na Base Aérea, Jardim Botânico e na Floresta Nacional.
09/09/2011

domingo, setembro 11

Umidade do ar chega a 10% no DF

Umidade do ar chega a 10% no DF
   O céu azul de Brasília está escondido atrás de uma camada de fumaça. Depois de amargar quatro dias de intensas queimadas no cerrado, os moradores da capital sofrem com os efeitos das chamas que atingiram o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e a Reserva da Aeronáutica. Esse vapor cinza gera irritação nos olhos, tosse e alergias, além de atrapalhar o comércio e o trânsito. 
     A fumaça também prejudica a saúde dos moradores. Ela vem carregada de monóxido de carbono (CO), que diminui a qualidade do ar respirado. “Nessa época já é difícil respirar por causa da seca. Sem a quantidade de oxigênio necessária, os problemas respiratórios aumentam ainda mais”, ressalta o pneumologista Ricardo Martins, do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A inalação da fumaça pode causar falta de ar, tosse seca, mal-estar, dor de cabeça, tontura, indisposição e cansaço, entre outros sintomas.
    Para evitar os sintomas mais graves, é necessário fazer a prevenção adequada: aplicar soro fisiológico nas narinas, ingerir muito líquido, lubrificar os olhos com colírios indicados por um médico e fazer nebulização com soro. Aqueles que moram muito perto dos focos de incêndio podem usar máscaras e colocar baldes de água, umidificadores ou toalhas molhadas nos quartos.

quinta-feira, setembro 8

Aquecimento Global

    Enquanto nós sofremos aqui em Brasília com a chegada do período de estiagem e das queimadas vimos na televisão a chegada do Furacão Irene na costa leste dos Estados Unidos e obrigando as pessoas a saírem de suas casas.  Infelizmente, lamento informar que essas cenas ainda vão se repetir por alguns anos.Em ambos os casos, esses eventos estão relacionados às mudanças climáticas e ao aquecimento do planeta: quanto mais emissão de gases poluentes na atmosfera, mais transtornos climáticos. 

     Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
    O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Observe:
Clique na imagem para ampliar.

Para saber mais:

Vamos refletir:
Na sua opinião, quais atitudes da população estão relacionadas ao aumento da emissão de gases poluentes ?

domingo, setembro 4

Tailandeses protestam contra venda de cachorros como comida

Tailandeses protestam contra venda de cachorros como comida
      Cerca de 300 ativistas e seus cachorros participam de protesto em Bancoc, na Tailândia, defendendo a criação de uma lei para proteger os direitos dos animais. No mês passado, autoridades tailandesas apreenderam milhares de cachorros na província de Nakhon Phanom quando eram transportados para casas de abate. Eles iam virar comida em restaurantes do Vietnã. Na foto, cachorro com placa onde está escrito "I'm not food" ("Não sou comida")