segunda-feira, março 29

Biomas Brasileiros


       O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Por isso, é importante conhecermos nossos ecossistemas para preservá-los, já que muitos estão ameaçados pela ação do homem.

Mas o que é ecossistema? 
O que é bioma?

     Os recursos naturais como água, sol, ar, minerais, fósseis, animais e vegetais são os responsáveis pela existência da vida no planeta e são considerados importantes elementos da ecologia.Todos os organismos, sejam eles vegetais ou animais, dependem de outros para sobreviverJuntos em um mesmo ambiente, formam o ecossistema daquele lugar, juntamente com outros fatores importantes como luz, umidade, tipo de solo, temperatura, etc.Dentro desses ecossistemas são formadas as teias de relações entre animais e plantas, em razão da dependência de uma espécie se alimentar através da outra.
    Bioma é um espaço geográfico caracterizado de acordo com o clima, a  vegetação, o solo e a altitude. A palavra bioma foi usada pela primeira vez por Frederic Clements  ( ecologista norte-americano) em 1940. Segundo ele a definição para bioma seria, " comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação."
Fonte: www.escolakids.com/ecologia-e-ecossistema      
 http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/

5 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito interessante e impotante para nao sabermos os biomas brasileiros afinal a gente tem biomas q so existem no brasil

Anônimo disse...

gostei, muito pois assim a gente está ficando cada vez, mais informado sobre os biomas brasiseiros.

brenda eduarda medeiros de sousa.

Anônimo disse...

obrigada;você me ajudo a estadar para aminha prova sobre os biomas!! s2

Anônimo disse...

Olá,Boa Noite!Estou no Sexto Ano do Ensino Fundamental!Eu precisava de fotos e textos sobre os Biomas Brasileiros,procurei e achei fotos neste site que me ajudaram muito!Obrigado!!Ass:Paola Bagé-RS

Anônimo disse...

Prabéns.... Otimo sit... Faco Biologias e é bem explicativo e direto..

Postar um comentário