segunda-feira, fevereiro 28
sexta-feira, fevereiro 18
quarta-feira, fevereiro 9
Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente
Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente
Por: Michele Furukawa
Afinal, o que é e para que serve a Educação Ambiental (EA)? A EA é uma resposta à preocupação da sociedade, ou
pelo menos parte dela, com o futuro do meio ambiente e da vida. Catástrofes e conseqüências dos danos causados à natureza, pelo grande desenvolvimento da tecnologia e do processo industrial dos últimos anos, transformaram a preocupação de parte da sociedade em propostas para sintonizar a relação entre o homem e o meio ambiente.
O intuito da Educação Ambiental é formar uma consciência ecológica de cada cidadão, para que este possa aplicar o conhecimento humano sem desrespeitar a vida e o meio ambiente. O processo de conscientização e a educação ambiental não são colocados em prática instantaneamente. Necessita-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. É necessário, ainda, assumir a gravidade do problema, buscar formas para minimizar os danos e educar o cidadão.
É somente dessa forma que cada pessoa saberá a real urgência e seriedade em mudar alguns hábitos e atitudes como reduzir o desmatamento e queimadas das florestas, diminuir a emissão de poluentes em solo, ar e rios, combater o uso irracional da água e preservar a natureza. É uma transformação da sociedade em prol do meio ambiente. Com certeza, vale a pena investir na educação e conscientização dos cidadãos a favor da vida.
domingo, fevereiro 6
sexta-feira, fevereiro 4
Amazônia teve a pior seca dos últimos cem anos
Amazônia teve a pior seca dos últimos cem anos
A seca de 2010 da Amazônia foi a pior dos últimos cem anos. E a quantidade de CO2 emitido pelas árvores mortas pode ser parecida com as emissões dos EUA.
O grupo de pesquisadores, liderado pelo britânico Simon Lewis, mostrou que a seca de 2010 foi mais intensa e afetou uma área maior que a estiagem de 2005 até então considerada recorde em várias décadas.
No ano passado, uma área de 3 milhões quilômetros quadrados foi atingida pela estiagem, contra 1,9 milhão quilômetros quadrados em 2005.
Leia mais: Folha.Uol