quarta-feira, fevereiro 9

Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente

Educação Ambiental: a formação do cidadão consciente

Por: Michele Furukawa


     Afinal, o que é e para que serve a Educação Ambiental (EA)? A EA é uma resposta à preocupação da sociedade, ou 
pelo menos parte dela, com o futuro do meio ambiente e da vida. Catástrofes e conseqüências dos danos causados à natureza, pelo grande desenvolvimento da tecnologia e do processo industrial dos últimos anos, transformaram a preocupação de parte da sociedade em propostas para sintonizar a relação entre o homem e o meio ambiente.
    O intuito da Educação Ambiental é formar uma consciência ecológica de cada cidadão, para que este possa aplicar o conhecimento humano sem desrespeitar a vida e o meio ambiente. O processo de conscientização e a educação ambiental não são colocados em prática instantaneamente. Necessita-se de mudanças de hábitos e transformação cultural e social. É necessário, ainda, assumir a gravidade do problema, buscar formas para minimizar os danos e educar o cidadão.
   É somente dessa forma que cada pessoa saberá a real urgência e seriedade em mudar alguns hábitos e atitudes como reduzir o desmatamento e queimadas das florestas, diminuir a emissão de poluentes em solo, ar e rios, combater o uso irracional da água e preservar a natureza. É uma transformação da sociedade em prol do meio ambiente. Com certeza, vale a pena investir na educação e conscientização dos cidadãos a favor da vida.

3 comentários:

Anônimo disse...

oi sou lezila da 6 serie E gostei muito do blog mas nao gostei dos jogadores machucando a coruja mas ta muito legal adorei.by lezila santos.bjs para a professora lucilene.bbbbbbbbbbjs

Anônimo disse...

professora lucilene gostei muito do seu blog eu acho que deveria ter mais coisas legais mas tem que ter coisas muito legal uma coisa que me preocupa mais sao as queimadas no mundo inteiro adorei muito professora vc e demais bjs para a professora lu.

Anônimo disse...

a natureza é coisa bela de se ver,há!se não fosse a mania do henriquecimento através da exploração da mesma,concerteza iriamos ter esta imagem para o resto da vida. isto sim seria belo de se ver.

Postar um comentário