terça-feira, junho 14

Ypê-Roxo

Internautas elegem ipê próximo à Ponte do Bragueto como o mais belo do DF
        Os leitores do Correio decidiram: o ipê-roxo mais bonito de Brasília fica logo após a Ponte do Bragueto, no fim da Asa Norte. Dos 310 participantes, 159 elegeram por meio de uma enquete no site do jornal esse exemplar como a beldade do início do inverno. O segundo mais votado foi o ipê do Conjunto 3 da QI 2, no Lago Norte. 
    Essa espécie de ipê encanta os moradores da capital do Brasil à medida que a temperatura começa a baixar, simbolizando a chegada da temporada mais fria do ano — o inverno tem início em 21 de junho. A Tabebuia impetiginosa, como a botânica a reconhece, é uma queridinha de Brasília: está presente em 20 das 39 superquadras do Plano Piloto.Floração
    O ipê-roxo se beneficia da passagem do tempo. O ápice de sua beleza chega quando os anos somam 30. A média de altura varia de 12 a 15 metros, mas o tronco pode alcançar 20. Além de bonita, a madeira da árvore tem usos dos mais variados: da fabricação de bolas de boliche até de instrumentos musicais.
    A cidade será a tela dos ipês-roxos até o fim de agosto. Depois, quem muda a paisagem são os ipês-amarelos, que revelam a floração entre julho e outubro. O desabrochar das flores do ipê-branco sinaliza o fim da estiagem, entre setembro e outubro.

Fonte: Correioweb

Um comentário:

Anônimo disse...

legal :D

Postar um comentário