quarta-feira, setembro 21

Animais em extinção


Animais em extinção


Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Nome popular: Arara-azul-grande

Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinus

Distribuição geográfica: Centro-oeste, sul do Norte e Nordeste do Brasil.

Habitat: Buritizais, matas ciliares e cerrados adjacentes.

Hábitos alimentares: Sementes de acurí e bocaiúva.

Reprodução: Período de incubação de 28 a 30 dias, botando de 1 a 3 ovos de agosto a janeiro.

Período de vida: Em cativeiro aproximadamente 60 anos.

Situação atual: Ameaçada de extinção



Jaguatirica


Jaguatirica Este felino de médio porte é predominantemente noturno, possuindo coloração amarelada com numerosas manchas negras arredondadas pelo corpo, que formam anéis somente na cauda. Pesa até 15 Kg e sua altura é de aproximadamente 50 cm.

Habita florestas úmidas e campos, ocorrendo em quase todo o Brasil e América Meridional.




Nome vulgar: JAGUATIRICA

Classe: Mammalia

Ordem: Carnívora

Família: Felidae

Nome científico: Felis pardalis

Nome inglês: Ocelot

Distribuição: Arizona, Texas, até o norte da Argentina

Habitat: Florestas úmidas e campos

Hábito: Noturno

Comportamento: Solitário, em pares ou pequenos grupos

Longevidade: 20 anos

Época reprodutiva: Normalmente, no inverno

Gestação: 70 dias

Desmame: 6 a 8 meses

Nº de filhotes: 2 a 4

Peso adulto: 11,3 a 15,8 Kg

Alimentação na natureza: Roedores, aves, peixes, ofídios e marsupiais

Alimentação em cativeiro: Carne, frango e cobaias

Causas da extinção: Caça e destruição do habitat



Zebra

As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.

Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

As zebras são herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens.




Nome comum: zebra de grant
Nome em inglês: Zebra
Nome ciêntifico: Equus burchelli
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Comprimento: 2,4 m
Altura do quarto dianteiro: 1,5 m
Peso: 250 a 320 kg
Vida média: 20 a 30 anos


Orangotango

Características

Segundo maior primata, o orangotango ocupa duas ilhas da Indonésia: Sumatra e Bornéu.

Os orangotangos de Sumatra raramente descem ao solo. O motivo é a presença de tigres. Isso reduz a quantidade disponível de alimentos ao animal, por isso o seu tamanho é pequeno, cerca de 1, 5 metro. Já o Bornéu não se preocupa com tigres e a disponibilidade de alimentos é grande, proporcionando-lhe um corpo de 1,85 metros em média.

O corpo deste animal está totalmente adaptado para a locomoção no ambiente arborícola: As mãos não diferem muito da nossas, porém os braços são extremamente fortes e musculosos o bastante para sustentar o pesado corpo (cerca de 65kg para as fêmeas e 144kg para machos) a cinquenta metros acima do solo. Os pés são como pseudo mãos fortes para agarrar galhos.


Orangotango



Nome cientifíco: Pongo pygmaeus.

Nome em inglês: Orangutan.

Ordem: Primates.

Família: Pongidae.

Habitat: Florestas.

Distribuição geográfica: Ilhas de Sumatra e Bornéo.

Gestação: 227 a 275 dias.

Número de filhotes: 01.

Alimentação: Basicamente frutas, e também folhas, ovos, sementes e pássaros jovens.

Curiosidades: Podem viver em árvores de 150m de altura.


Urso Panda

panda-gigante


Urso Panda

Mamíferos Família: Ursídeos
Ordem: Carnívoros
Tamanho: 1,5 m de altura
Peso: Aproximadamente 100 kg

Distribuição

Exclusivamente na China. Habita bosques de bambu. É uma espécie ameaçada de extinção, pois sua sobrevivência depende da conservação das florestas que, devido o avanço da agricultura, vem tirando cada vez mais o seu espaço.

Comportamento

Solitário, é de hábitos noturnos e crepusculares. Possui glândulas odoríferas sob a cauda, que utiliza para marcar o caminho. Não hiberna no período frio e pode descer a regiões de até 800m de altitude.

Alimentação

Vive nos bosques das montanhas que tenham concentrações de bambu, entre os 2.700 e 3.900 m de altitude. Com o seu "sexto dedo", pode agarrar talos de bambu, alimentando-se dos brotos e raízes. Também come outras plantas e, ocasionalmente, captura peixes e pequenos roedores. Come durante 10 ou 12 horas diárias ingerindo de 10 a 15 kg de bambu.

Reprodução

O acasalamento ocorre de março a maio. Neste período a fêmea só fica receptiva de 1 à 5 dias. Durante os 100 à 160 dias de gravidez nasce apenas um filhote, raramente dois, entre os meses de agosto e setembro. Com um ano e meio de idade, abandona a mãe. Atinge a maturidade sexual entre os 5 e 6 anos.


Leopardo

Características

Leopardo


Leopardo ou pantera, nome comum de um dos maiores membros da família dos Felídeos. Mamífero carnívoro, de corpo robusto, mede entre 90 cm de altura, 1,50 m de comprimento, sem incluir a cauda (1 metro de cauda). As patas são curtas em comparação ao corpo. Pesam cerca de 80 kg. Suas garras são anormalmente longas para os carnívoros. Muito afiadas, constituem, juntamente com os dentes, perigosas armas de ataque e defesa. Suas patas, de forte musculatura, podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou um antílope. Como vive em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Mas, em geral, suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.

Pantera Negra

Leopardo


A pantera negra (Panthera pardus melas) vive nas selvas quentes da Malásia, Sumatra e Assa, e na Etiópia. Existe a pantera negra cujo pêlo, inteiramente preto, é muito apreciado. Essas panteras (ou leopardo negro) são os leopardos melânicos, que sofreram melanismo (fenômeno oposto ao albinismo), e são relativamente comuns em regiões florestais.

Habitat

Os leopardos são os "grandes gatos", muito ágeis, como o leão (Panthera leo), o tigre (Panthera tigris) e a onça (Panthera onca). Habita quase toda a África (mais ao sul do Saara) e também a Ásia (do Irã à Manchúria) e nas Américas. Ocupa uma grande variedade de habitats e são de hábitos noturnos.

Parentesco

Na Índia, há muitas histórias sobre a crueldade do leopardo, porém, nem todas imaginárias: quando invade uma zona habitada, o leopardo espalha o terror, atacando indistintamente pessoas e gado. Mas o leopardo é um animal belo. Seus movimentos são graciosos: o modo de caminhar é harmonioso e o olhar fascinante. É parente próximo da onça-pintada, tanto que as únicas diferenças são que o leopardo tem um porte um pouco menor e apresenta pintas formadas por manchas circulares muito próximas. Na onça, ocorrem círculos com pontos dentro.

Gestação e filhote

O tempo de gestação é de 90 a 105 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. O filhote do leopardo têm o pêlo claro, quase bege e branco, e na fase em que está deixando de mamar, e ainda não aprendeu a caçar bem, um leopardo com fome devora até insetos.

Ágil e elástico

O leopardo salta, escala troncos e passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa, em geral, prefere arrastá-las para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividi-las com os outros animais ou evitar a cobiça de predadores como o leão e a hiena, seus principais concorrentes.

Ele mergulha e nada; sobre pedras soltas ou folhas secas, movimentam-se sem fazer ruído. De repente, salta no ar e cai a metros de distância, sobre sua vítima. Ataca mamíferos, com exceção dos demais felídeos, bem como qualquer criatura bem mais fraca do que ele. Prefere áreas cobertas de arbustos.

Classificação

Reino: Animal
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrados
Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívora
Família: Felinos
Género: Panthera




Fonte

Um comentário:

Anônimo disse...

é melhor a humanidade mudar de atitude enquanto e cedo porque se continua desse jeito eles não vão mais existir


Gabriel Pinheiro dos Santos
6ªB

Postar um comentário