segunda-feira, junho 21

DF é campeão em humilhação nas escolas

Pesquisa do IBGE revela que a capital federal é a campeã de casos de bullying no país. Os meninos são os alvos preferenciais dos agressores, mas as garotas também sofrem com o problema, que acontece nas instituições das redes privada e pública.

   Começa o horário do intervalo em uma escola de ensino fundamental de Santa Maria. Gritaria, corre-corre, grupinhos de meninas de um lado e de meninos do outro. Um olhar mais atento, porém, aponta para um garoto do 6º ano rodeado de alunos mais velhos, todos do 9º e último ano do colégio. Eles o erguem pelos pés, mãos e braços e passeiam, rindo, pelo pátio. Só largam o menino de 11 anos depois da intervenção de uma funcionária. A criança, visivelmente sem graça, olha com vergonha ao redor e tenta se recompor. Reclama em voz baixa e dá a entender que a humilhação virou rotina.

   A exposição sofrida pelo estudante brasiliense tem nome: bullying. E o Distrito Federal lidera, no Brasil, esse tipo de abuso repetitivo, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os envolvidos na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar ouviram em 2009 alunos das redes privada e pública de 6.780 instituições de ensino das 27 capitais da Federação. Todos do 9º ano do ensino fundamental. Do universo candango, 35,6% dos entrevistados admitiram sofrer ridicularizações no ambiente escolar. 

Leia a reportagem completa aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário