sexta-feira, setembro 10

Incêndio na Estação Ecológica

Incêndio na Estação Ecológica de Águas Emendadas já dura mais de 24 horas

      Apesar de todo o empenho do Corpo de Bombeiros, já dura mais de 24 horas o incêndio na Estação Ecológica de Águas Emendadas, em Planaltina. O fogo já destruiu cerca de 1,5 mil hectares da mais importante reserva natural do DF.
   Desde quarta-feira, mais de 150 militares se revezam para tentar combater as chamas. Sete viaturas, um helicóptero da corporação e um caminhão pipa ajudam a combater a queimada durante o dia. À noite, usavam abafadores e bombas costais.
     Fiscais da reserva avistaram o primeiro foco de incêndio por volta das 5h de quarta. Eles enviaram os brigadistas da própria unidade de conservação, mas a equipe só conseguiu encontrar o local por volta das 8h.        Nessa hora, os agentes receberam a informação de outro foco e tiveram que acionar os bombeiros. Desde então, os chamas surgem em diversos pontos da estação.
Foto: Evando Lopes
     Os responsáveis pela reserva acreditam que as labaredas não decorrem somente do clima seco. Para o coordenador da estação ecológica, Henrique Arakawa, a forma como as chamas se alastraram caracteriza um incêndio criminoso. “Como começou no meio da estação, provavelmente alguém colocou fogo”, disse Arakawa. O coordenador, no entanto, ressalta as dificuldades de encontrar o responsável. “Quando é uma queimada criminosa, dificilmente conseguimos encontrar o instrumento usado”, exemplificou.
     A administração da reserva ainda não fez registro de animais mortos. "Nesse primeiro momento, a preocupação é controlar o fogo em si", disse o gerente de Unidades de Conservação do Instuto Brasília Ambiental (Ibram), Ronaldo Soares. No entanto, ele acredita que espécies de répteis e anfíbios sejam as mais afetadas, já que os animais de grande porte têm uma maior capacidade de fuga. A aves também são apontadas como um dos grupos mais prejudicados, pois perdem as ninhadas e seu habitat.
Autor: Gabriel Lima. Correioweb  

22 comentários:

Anônimo disse...

essas informaçoes sao mt importantes para nós, seu blog é mt legal *-*
parabens

Anônimo disse...

essas informaçoes sao mt importantes para nós, seu blog é mt legal *-*
parabens







Ps: esqueci de colocar o nome antes

W.S.

Anônimo disse...

RICHARD BORGES
EI... ESPERA AÍ? ACONTECEU UM INCÊNDIO EM ÁGUAS ENMENDADS E EU NEM SABIA? QUE COISA, PARECE QUE A CADA DIA QUE SE PASSA O HOMEM FICA MAIS BURRO DO QUE JÁ É. POBREZINHO DAQUELE PASSARINHO NÉM, PROFESSORA. MAS MINHA CONCLUSÃO É: ESSAS PESSOAS QUE FAZEM ISSO TALVEZ SÓ TERAM CONSCIÊNCIA QUANDO AS GRANDES CONSEQUENCIAS VIREM. E JÁ ESTÁ VINDO O COMEÇO....

Anônimo disse...

PROFESSORA, SOU EU, AQUELA PESSOA QUE ESTAVA TE DANDO UMA PROPOSTA...

BOM, JÁ QUE A SENHORA ACEITOU AQUELA MINHA PROPOSTA, QUE TAL A SENHORA FAZER NO BLOG, UM MASCOTE PRA ELE, ASSIM EU PODEREI ME COMUNICAR COM OS OUTROS ALUNOS, ASSIM COMO SE O MASCOTE (POR EXEMPLO, UM LEÃO, UM PEIXE, UM LOBO...) TAMBÉM VISSE O BLOG TODOS OS DIAS. NÃO É DEMAIS?

TAMBÉM PODERÍAMOS COLOCAR UM CAIXA DE SUGESTÕES COM MATÉRIAS QUE OS ALUNOS QUEREM VER, INCENTIVANDO-OS CADA VEZ MAIS. ME RESPONDA POR FAVOR, ESTOU ESPERANDO, TÁ?


BJS E BOA NOITE. :)

Anônimo disse...

PS:

HÁ, E NÃO ESQUEÇA: TODA SEMANA, UM NOVO TEMA.

Lu disse...

POis é Richard, e parece que foi um incêndio criminoso.Na terça-feira eu vou lá e vou tirar umas fotos. Me disseram hoje que queimou tudo, só tem cinza lá. Imagine o tanto de filhotes que morreram...

Ah, essa semana a aula vai ser no laboratório, avise aos colegas.

Lu disse...

Ah sim, quanto à sua proposta, vamos conversar na terça-feira. Se puder, vá ao laboratório e vamos começar a pensar nesse mascote e nas matérias que poderia colocar. Acho que dá pra fazer uma sessão fixa aqui no blog e aí vc vai postando...

Olha, se eu não responder suas msgs até segunda, é porque estarei sem internet, aí a gte conversa na terça, ok? Vá pensando no mascote...

Anônimo disse...

por que professora? segunda não tem aula não??

Lu disse...

Segunda-feira eu não estou na escola.
Richard,podemos fazer uma coluna no blog. Ainda vou verificar o layout aqui para ver se dá pra inseri notícias e comentários na coluna da direita.
Vá pensando no título, no mascote, ou imagem e nas matérias que gostaria de divulgar.

Lu disse...

Coloquei o link do site "Amigos transformando o mundo" no começo do blog com o tema "Disney".

Anônimo disse...

PROFESSORA, SOU EU, RICHARD, VEJA O E-MAIL DO BLOG, MANDEI UMA MENSAGEM. THAU

Lu disse...

ok.

Anônimo disse...

professora: sou eu richard, deixa eu te perguntar: o e-mail do blog é com letra maiuscula ou minuscula?

Anônimo disse...

Richard:
Olá professora, eu mandei o recado pro blog, no e-mail: CED03AMBIENTAL@HOTMAIL.COM. E não aceitou.

O e mail é ced03ambiental@hotmail.com?maiuscula ou minuscula? Me responda logo. O e-mail que eu tenho ye te mandar é muito importante.

Lu disse...

É ced 3, sem o zero. bj

Anônimo disse...

e triste ver animais mortos e esses incendios disttroem a nossa fauna,a nossa flora e muito triste..





ass:lorirrany 6 "A"

Anônimo disse...

Poxa que sacanagem olha a onde nosso planeta foi parar.O homem esta estragando esse mundo que era maravilhoso.Hoje ele esta todo acabado!!!


Ezequiel
Gabrel carlos
lucas mateus 6/a

Anônimo disse...

por causa desse clima terrivel, acontece as queimadas,tambem por causa do ser humano . saskya e maria eloisa da 5 e

Anônimo disse...

esse texto foi muito bom !!!!

Anônimo disse...

ISSO É MTA SACANAGEM,PROFª,AONDE JA SE VIU O HOMEM ESTRAGAR SEU PROPRIO PLANETA?COITADOS DOS ANIMAIS;O A PESSOA Q FEZISSO Q TINHA Q PAGAR O PREÇO.EU FIQUEI COMMTA DO DESSES BICHINHOS!E AGORA?
AONDE O NOSSO MUNDOVAI PARAR!!
UM RECADOQEU GOSTARIA DE DAR:Ñ VAMOS DESTRUIR NOSSO PLANETA,NÓS PRECISAMOS DELE!!
BJS PROFª LU
ALESSANDRA 5ªC

Anônimo disse...

OI PROFª LÚ,TD BEM?
O EMAIL Q VC COLOCOU AKI NO BLOG É MSN?
BJS
ALESSANDRA 5ªC

Lu disse...

É sim Alessandra!

Postar um comentário