domingo, julho 31

Comércio Ilegal de Animais Silvestres

Comércio Ilegal de Animais Silvestres

    Atualmente o comercio ilegal de vida silvestre, o que inclui a fauna e seus produtos, movimenta cerca de 10 a 20 bilhões de dólares por ano. É a terceira atividade ilícita do mundo depois de armas e drogas. O Brasil participa com 15% do total mundial.
Tudo começou há muito tempo atrás:
    A beleza e diversidade da fauna silvestre brasileira chamou a atenção de outros países logo após o descobrimento do Brasil, mas a exploração Européia apenas se sistematizou no final do século XIX, e a partir de então se iniciou o processo de extermínio de várias espécies de animais brasileiros para atender o mercado estrangeiro.

     Não apenas a exportação, mas o comércio interno do Brasil foi evoluindo e durante muitos anos existiram diversas feiras de animais por todo o país com diversas espécies de aves e outros animais silvestres.

      No Brasil a caça predatória e o comércio de animais silvestres só passou a ser ilegal no ano de 1967. Até então não havia nenhuma lei que proibisse tais atividades. Neste ano foi criado o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal e foi baixada a lei de proteção à fauna declarando que todos os animais da fauna silvestre nacional e seus produtos eram de propriedade do Estado e não poderiam mais ser caçados, capturados, comercializados ou mantidos sob a posse de particulares. No entanto, as pessoas que sobrevivam deste comércio ilegal não tiveram alternativas econômicas e caíram na marginalidade da noite para o dia. Como conseqüência surgiu o comércio clandestino e foi aí que começou a história do tráfico ilegal de animais silvestres da fauna brasileira.

    Não se trata apenas de um desrespeito à lei. O comércio de animais silvestres, independente de ser legal ou ilegal, é extremamente deletério ao meio ambiente. O processo de caça e captura, transporte e manejo dos animais apreendidos são os mesmos desde o ínicio até hoje. Os animais são tratados de maneira desrespeitosa e vistos apenas como simples mercadorias e objetos rentáveis. A lógica do tráfico é cruel: quanto mais ameaçada de extinção for a espécie, maior será o valor que ela alcançará no mercado ilegal.

  Não seja conivente com essa prática. Não compre animais silvestres sem permissão de órgãos responsáveis. Ajude o Brasil a proteger o seu maior patrimônio; a sua biodiversidade.

Fonte: www.renctas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário