quinta-feira, setembro 8

Aquecimento Global

    Enquanto nós sofremos aqui em Brasília com a chegada do período de estiagem e das queimadas vimos na televisão a chegada do Furacão Irene na costa leste dos Estados Unidos e obrigando as pessoas a saírem de suas casas.  Infelizmente, lamento informar que essas cenas ainda vão se repetir por alguns anos.Em ambos os casos, esses eventos estão relacionados às mudanças climáticas e ao aquecimento do planeta: quanto mais emissão de gases poluentes na atmosfera, mais transtornos climáticos. 

     Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e  monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
    O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Observe:
Clique na imagem para ampliar.

Para saber mais:

Vamos refletir:
Na sua opinião, quais atitudes da população estão relacionadas ao aumento da emissão de gases poluentes ?

34 comentários:

Anônimo disse...

o ser humano devia parar pra pensar porque se continua desse jeito pode vir a acontecer terriveis q vai matar muito gente

Gabriel Pinheiro 6ªb

Lu disse...

Verdade Gabriel! Ah, vc vai receber um certificado pela participação no Circuito de Ciências. Na quinta-feria eu vou buscar.

Eduarda disse...

a puluiçao de rios queimadas eo principal joga lixo em quaquer lugar.
eduarda de oliveira laguardia 6ªC

Anônimo disse...

Isso tudo e pq o ser humano so pensa em satisfazer seus luxos e nao pensam nas consequencias
Renata 6ªc

Anônimo disse...

Essa pessoas n sabem cuidar do que e delas

Emanuelle e Saulo disse...

Muitas pessoas não ligam para o mundo em que vivemos,não param para refletirem o que causa,ou que pode acontecer;só darão valor depois que acontecer o pior,''só dão valor quando perde''.

Anônimo disse...

eu acho q as pessoas deviam poluir menos e
usar menos os gases carbonos e tóxicos porque isso acaba com o meio ambiente ;D

Paloma Lopes 6'C'

Anônimo disse...

Daqui uns tempos, muitos animais vão parar de existir, muitas árvores vão queimar, enfim. Muita gente vai morrer.





Brunno e Lawrence 6ªC

Erica,Giulia e Daniboy disse...

nós achamos que as queimadas,o desmatamento,as industrias contribui para o aquecimento do planeta é outras coisas é que o ser humano devia parar porque ele está prejudicando seus proprios filhos porque eles vão ser a nova geração

Anônimo disse...

vivian e aisha nicole 6ªC
nós achamos que o texto fala que noís mesmos poluimos o Planeta terra !

Anônimo disse...

eu acho que as pessoas deviam cuidar mais da floresta e não jogar lixo no chão ou mar no lixo eu acho que devia cuidar mais disso

Bianka Horrana 6C

Anônimo disse...

tyrdh eu acho isso um absurdo!!!!!!!!!!!!!
pablo

Anônimo disse...

Alaine6c As pessoas não liga para o mundo acham que o nundo vai ficar sempre lindo mais não e assim precisamos cuidar enquanto e tempo.

Anônimo disse...

as pessoas deviam se conscientizar e parar com os costumes e deviam parar de fazer as queimadas, andar menos de carro pq o carro tb emite um gas carbonico poluente que vão acabar formando uma camanda poluente de dificil dispersão que vão provocando o famoso efeito estufa e esse fenomeno vai absorvendo grande parte da radiação infra-vermelha emitida péla terra e provocando o aumento do calor na terra e assim vão acontecendo as grandes tragedias de hj como furacões, enchentes ,a seca e a elevação do nivel do mar.E se continuar assim vamos acabar morrendo por causa da nossa fauta de conscientizaçaõ e nosso desinteresse pela conservação do nosso planeta!

Luana Dias 6 C

Anônimo disse...

esse texto foi muito importante para nos gostaria de saber muito sobre a poluição .se você quer viver então não desmata não polui etc...ajude o seu mundo

Anônimo disse...

Infelizmente muitas pessoas não se dão conta que a quimadas são os maiores poluentes do nosso planeta, por isso devemos te cuidado para não acontecer incendios nas matas, por que a fumaça é um grande poluente do nosso mio ambiente e os carros tb.

JOÃO VICTOR 6 C

Anônimo disse...

texto muito interesante por nos mesmos estamos vendo oque esta aconteceno no nosso dia-a-dia!!!

Anônimo disse...

eu achei esssas figuras muito tristtes eu naum acredito que o mundo ja esta nessas condições , se hoje ja esta assim imagine quando tiveros nossos filhos eu so posso lamentar

Anônimo disse...

MEU DEUS! por isso que nós devemos ajudar o planeta terra ele estar literalmente pedindo SOCORRO!

Anônimo disse...

Eu acho q por causa da poluicão.Poluicão q o aquecimento global esta se engotaando

Anônimo disse...

As queimadas, pela quantidade execiva de lixo jogados na rua e pelo desmatamento da vegetação natural do nosso país.

Gabriela Camargo Santos de Jesus

Anônimo disse...

eu acho que agente devia cuidar mais do planeta.
Gabriela pereira. 6 A

Anônimo disse...

As queimadas, pela quantidade execiva de lixo jogados na rua e pelo desmatamento da vegetação natural do nosso país.

Gabriela Camargo Santos de Jesus 6ªa

Anônimo disse...

achei interessante porque tudo que fala no texto é'verdade!!!

Anônimo disse...

acho que esse texto e uma coisa boa para se refletir e pensar se o que vc quer e o aquecimento global quase morrer queimado pois se vc n quer preserve preserve pq se queremos um mendo melhor nao e por votaçao em presidente o presidente do mundo e vc entao vamos la galera vamos reciclar nao jogar lixo no chao e essa minha opiniao vlw galera



6ªA Carlos Eduardo L.

Anônimo disse...

eu acho que é por causa das queimadas que estao sempre em acontecimento quando uma pessoa querem construir uma barragem sem licença e acabam forgando uma é queimam a area que vai ser usada na represa.
mas que absurdo
leticia

Anônimo disse...

eu estava vendo estas figuras e achei muito desagradavel saber que daqui alguns anos isso vai acontecer com o mundo e nós temos que ajudar o planeta para que não aconteça isso.

geslayne bianca 6°A

Anônimo disse...

Depois de ler e observar as imagens percebir que e muito grave o que esta acontecendo hoje com os paises esperamos que um dia isso melhore e que seje rapido.
GRAZIELA 6ª A

Anônimo disse...

esses ser humano devia para de jogar lixo nas ruas por bbem ou por mau! sera que esses ser humano vai para de jogar lixo so quando acontecer uma tragedia terrivel?
estar arreprendido vanessa 6a

kaio de goes sousa disse...

Eu achei muito legal porque fala do aquecimento global para evitar nós temos que para de desmata a floresta evitano a queimada e etc.

letys disse...

adorei a iniciativa do blog

Anônimo disse...

Amanda e Thanyara 5F
Nóis achamos que essetexto é muito bom,alias ele fala sobre o AQUECIMENTO GLOBAl.É esse assunto enfluencia a nossa vida !!!

Anônimo disse...

micaeli 5f eu achei muito legal por q fala sobre o aquecimento global para evitar e que nos temos que para de desmata a floresta etc...

Anônimo disse...

Eu acho que a poluiçao de rios queimados atrapanha muito o aquecimento global.Tambem vejo
varias pessoas poluindo a nossa cidade por isso
piora a nosso aquecimento deixando mais calor pra gente.
Carlos Eduardo Silva dos Santos 6A

Postar um comentário