domingo, setembro 11

Umidade do ar chega a 10% no DF

Umidade do ar chega a 10% no DF
   O céu azul de Brasília está escondido atrás de uma camada de fumaça. Depois de amargar quatro dias de intensas queimadas no cerrado, os moradores da capital sofrem com os efeitos das chamas que atingiram o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e a Reserva da Aeronáutica. Esse vapor cinza gera irritação nos olhos, tosse e alergias, além de atrapalhar o comércio e o trânsito. 
     A fumaça também prejudica a saúde dos moradores. Ela vem carregada de monóxido de carbono (CO), que diminui a qualidade do ar respirado. “Nessa época já é difícil respirar por causa da seca. Sem a quantidade de oxigênio necessária, os problemas respiratórios aumentam ainda mais”, ressalta o pneumologista Ricardo Martins, do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A inalação da fumaça pode causar falta de ar, tosse seca, mal-estar, dor de cabeça, tontura, indisposição e cansaço, entre outros sintomas.
    Para evitar os sintomas mais graves, é necessário fazer a prevenção adequada: aplicar soro fisiológico nas narinas, ingerir muito líquido, lubrificar os olhos com colírios indicados por um médico e fazer nebulização com soro. Aqueles que moram muito perto dos focos de incêndio podem usar máscaras e colocar baldes de água, umidificadores ou toalhas molhadas nos quartos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prof senhora sabe onde fika Nova Colina, condomínio Uberaba?então eu moro nesse condomínio
,assim por traz de minah casa tem uma chacará e um um vaziio cheiio de mato verde e umas flores e arvores bonitas,quinta-feira a tarde no começo desse vaziio era tipo um campo derrepente começou o fogo e queimou todo ele !!!quando se aproximava perto de minha casa o fogo apagou mas antes minha vó chamou o bombeiro eles não apareceram !!!proof akie esta tudo sem viida esta mt triste !bjk...Grazielle 5ª "E"

Lu disse...

Grazi, certamente os bombeiros não foram porque estão sobrecarregados. Tem incêndios em toda a cidade.

Anônimo disse...

se todos os anos foren assim o planeta morrera mais cedo que o previsto...e a culpa e toda nossa...=(

(LAURILIA 6°E)

Postar um comentário